💬

Page Nav

HIDE

Ultimas Noticias:

latest

Ouça

Video

Últimas notícias

View All

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN Setrabes oferece atendimento especializado em Roraima

  No Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) tem realizado a...

 



No Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) tem realizado atendimento especializado às pessoas com a condição em Roraima, através do CIAPD (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência).

 

Com uma abordagem humanizada e personalizada, o centro promove o desenvolvimento integral por meio de atividades de saúde, cultura, esporte, educação e qualificação profissional, visando a inclusão social e a autonomia desses cidadãos. A iniciativa tem transformado a vida de muitos, como relatado por familiares e profissionais, refletindo a importância da conscientização e aceitação da diversidade.

 

Alessandra Duarte, mãe da Jasmin Duarte usuária do Centro, falou que o espaço oferece um atendimento humanizado para sua filha. “Minha filha está aqui há 2 anos. Durante esse período, ela se desenvolveu bastante. Quem puder trazer seus filhos para as atividades e terapia no CIAPD, é muito bom, toda   equipe de profissionais são ótimos, principalmente no atendimento”, disse.

 

A síndrome de Down é uma alteração genética que pode trazer desafios, mas também muitas habilidades e talentos únicos. Para atender a esse público, o CIAPD realiza atendimentos de saúde; ações e projetos culturais, educativos e esportivos com a integração da comunidade; programas de formação e qualificação para promover a autonomia e a inclusão no mercado de trabalho; Oficinas de panificação e de música, além de atividades recreativas e fisioterápicas na piscina.

 

Pessoas com Síndrome de Down têm atendimento especializado em Roraima

 

A secretária de Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares destacou que o CIAPD vem proporcionando orientação, suporte e recursos para fortalecer as habilidades e potencialidades das pessoas com deficiência.

 

“A Setrabes busca sensibilizar a comunidade sobre a importância da aceitação e inclusão das pessoas com síndrome de Down, realizando campanhas, projetos, ações e eventos que celebram a diversidade. Acreditamos que todos têm o direito de viver plenamente, ser valorizados por suas habilidades e contribuir ativamente para a sociedade”, disse.

 

A coordenadora da UCP (Unidade de Capacitação e Produção), Gilvani Medeiros, afirmou que a unidade realiza o serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência e suas famílias.

 

“O Centro atende atualmente 87 pessoas com síndrome de Down, das quais 4 já estão no mercado de trabalho. É necessário destacar que não se trata de uma doença, mas sim de uma condição genética. O Centro desenvolve atividades e ações, além do atendimento para os pais e familiares no projeto de inclusão social”, finalizou.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Ágata Lima

FOTOGRAFIA: Ascom/Setrabes

ليست هناك تعليقات

D

DESTAQUES