💬

Page Nav

HIDE

Ultimas Noticias:

latest

Ouça

Video

Últimas notícias

View All

Ministro de saude informa retomada do programa Mais Médicos com prioridade para profissionais brasileiros

  — Foto: José Leomar/SVM ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, informou que este m...

 


— Foto: José Leomar/SVM



ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, informou que este mes de março o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, relançou o programa "Mais Médicos". O programa foi criado durante o governo de Dilma Rousseff em 2013, com o objetivo de levar médicos a regiões carentes do país e combater a carência de profissionais da saúde em áreas remotas e periféricas.

O programa foi um grande sucesso durante o governo de Dilma, mas foi duramente criticado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, que retirou Cuba do acordo internacional que permitia a contratação de médicos cubanos para trabalhar no Brasil. Desde então, o programa perdeu muitos profissionais e não conseguiu atender a demanda necessária.

Com o relançamento do programa "Mais Médicos", Lula pretende resgatar o sucesso do programa e expandir o atendimento médico para as áreas mais carentes do país. O novo programa também terá uma abordagem mais integrada, com uma atenção especial às áreas rurais e indígenas, onde há uma grande falta de profissionais de saúde.

O relançamento do programa "Mais Médicos" é uma boa notícia para a população brasileira, especialmente para aqueles que vivem em áreas mais remotas e carentes. Com um atendimento médico mais acessível e de qualidade, o país poderá melhorar a saúde pública e reduzir as desigualdades regionais na área da saúde.


Ainda segundo ele:


As vagas serão oferecidas, em um primeiro momento, para médicos brasileiros com registro nos conselhos regionais e para médicos brasileiros formados no exterior;
As vagas que sobrarem serão abertas para médicos estrangeiros;
Segundo o secretário, cerca de 300 municípios não possuem médicos em unidades de saúde da família há mais de um ano e quase 800 não conseguem manter os médicos trabalhando.

"Entre os estrangeiros, podem ser cubanos que ficaram no Brasil ou médicos de qualquer país do mundo que entrem nos critérios da legislação que permitem a participação no Mais Médicos", disse Nésio Fernandes, secretário de Atenção Primária, em janeiro de 2023.


Nenhum comentário

D

DESTAQUES