Plataforma criada pelo Governo do Brasil para conectar empreiteiros, União, estados e municípios completa 1 mil órgãos públicos cadastrados como contratantes. Contrata+Brasil simplifica processos e fortalece a economia das cidades em todo o país
O Contrata+Brasil alcançou a marca de mil órgãos públicos cadastrados, sendo 396 federais, 64 estaduais e 540 municipais, desde seu lançamento, em fevereiro deste ano. Desenhado para aproximar órgãos de governo e fornecedores locais de todo o Brasil , começou pela contratação de microempreendedores individuais (MEI' s) para serviços de reparos e manutenção.
O uso da plataforma e gratuito para quem contrata e para quem fornece e foi pensado principalmente para simplificar a rotina de contratações e facilitar o acesso de pequenos negócios ao mercado público, transformando o poder de compra do Estado em um instrumento de desenvolvimento e oportunidades para a população.
O Contrata+Brasil mostra que é possível inovar nas contratações públicas, tornando os processos mais simples, ágeis e transparentes, além de fortalecer a economia das próprias cidades. Cada nova adesão representa um órgão que ganha mais eficiência e, a cada nova demanda lançada, um pequeno fornecedor que pode conquistar mais oportunidade de trabalho para melhorar a sua renda”, destaca o secretário de Gestão e Inovação do MGI, Roberto Pojo.
A prefeitura de São José do Egito, em Pernambuco, foi a responsável pela marca do milésimo órgão cadastrado na plataforma . O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Pedro Lira , explica que a expectativa é ampliar o estímulo à economia local por meio do Contrata+Brasil . “Ao formalizar os negócios a partir da plataforma, o governo municipal vai desburocratizar e simplificar o processo de compra, permitindo que mais empreendedores forneçam seus serviços e produtos diretamente para a prefeitura ”, afirma.
Na prática, o órgão descreve a necessidade, o fornecedor vê a oportunidade e envia o orçamento. Para o gestor, o fluxo é parecido com aquele que ele já conhece: fazer uma demanda, receber propostas, selecionar, formalizar, executar e pagar. Só que, no Contrata+Brasil, as etapas são padronizadas e mais curtas, porque os editais de credenciamento já estão inseridos no sistema .
Contratações simples e rápidas
Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o efeito prático apareceu já na primeira demanda: a troca da mola de uma porta de vidro que estava inutilizada foi resolvida em poucos dias. “Se a gente fosse fazer a contratação por dispensa, iria demorar pelo menos 40 a 45 dias. Com o Contrata+Brasil , o pessoal resolveu isso muito rapidamente”, contou Maurício Freire Garcia, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento. Ele destaca que “o serviço foi prestado de maneira exemplar, rápido, e ficou de acordo com a pesquisa de preços que a universidade já tinha feito”, reforçando a percepção de custo-benefício.
A experiência abriu a porta para algo maior dentro da própria UFMG. Com quatro campus, cerca de 50 mil estudantes e uma lista de pedidos de pequenos reparos, como pinturas de salas e manutenção de forros, a universidade já publicou novas chamadas para suas mais de 40 unidades acadêmicas e administrativas. “Este teste primeiro foi muito bem-sucedido e vamos ampliar isso para todas as unidades”, afirma G ar cia. O fornecedor escolhido no caso piloto era de Belo Horizonte, onde fica o campus demandante.
Garcia também chama atenção para a geografia da UFMG. “Tem um campus a quase 250 km e outro a 400 km daqui . Não dá para contratarmos fornecedores do serviço só pela unidade central. Em muitos casos, não faz sentido deslocar alguém de Belo Horizonte para um reparo pequeno em outra cidade, e o Contrata+Brasil permite que cada campus acione prestadores das suas redondezas, com mais eficiência e menos custo de deslocamento."
Por isso, os fornecedores são de diversas cidades do estado mineiro, o que reforça a vocação da plataforma para fomentar a economia local quando a demanda é de pequeno porte e precisa de resposta ágil. Um deles é Awendder Reis, que ouviu falar do Contrata+Brasil no programa A Voz do Brasil e decidiu se inscrever. Como executa diferentes tarefas, cadastrou-se para várias linhas de serviço. Para a UFMG, executou o teste de estanqueidade de botijões de gás.
“Achei muito interessante. A gente que quer ser empreendedor e não tem a condição de concorrer com grandes empresas. Se eu entrar numa licitação concorrendo com empresas, fica difícil de ganhar, mas aqui eu concorro de MEI para MEI”, explica . Ele observa como o Contrata+Brasil é uma oportunidade para participar de compras públicas: “É difícil a gente pegar uma licitação, com um serviço grande, porque o nosso crédito é limitado. Geralmente , um MEI não tem o dinheiro para começar a fazer o trabalho e só receber depois” , disse .
Expansão da plataforma
O Contrata+Brasil será ampliado para além dos serviços de manutenção e pequenos reparos por microempreendedores individuais (MEI) , com a entrada gradual de novas linhas de fornecimento na ferramenta e outros perfis de fornecedores. A plataforma também recebe melhorias de usabilidade e integração com sistemas de logística pública , mantendo o objetivo central: resolver rápido as demandas pequenas e fazer o dinheiro público girar na economia local .
Nossas Redes sociais:
Siguenos: https://www.instagram.com/radioestrelinha/
Nosso grupo https://chat.whatsapp.com/DFdZ358E661EqsimwnxexY
Nosso canal https://whatsapp.com/channel/0029VakaQZWL2AU4EP9gSN1s
Tik Tok https://www.tiktok.com/@estrelinhaestereo
Youtube https://www.youtube.com/@radioestrelinhaestereo6258
Grupo
Facebook https://www.facebook.com/groups/797514142416773
0 Comentários