💬

Page Nav

HIDE

Ultimas Noticias:

latest

Ouça

Video

Últimas notícias

View All

Caravana de Direitos Humanos promove diálogo e cultura em Boa Vista-RR

  Nos dias 5 e 6 de junho de 2025, a capital de Roraima recebe a segunda edição da Caravana de Direitos Humanos , uma iniciativa articulada ...

 


Nos dias 5 e 6 de junho de 2025, a capital de Roraima recebe a segunda edição da Caravana de Direitos Humanos, uma iniciativa articulada pelas pastorais sociais e movimentos sociais do estado, por meio do Comitê Xapiri. O evento acontecerá na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e reunirá lideranças indígenas, ativistas, pesquisadores e o público em geral para debater questões urgentes de direitos humanos e celebrar a resistência dos povos originários.

A programação tem início na quinta-feira (5), às 8h30, no Auditório 2 do Leducarr, Bloco I da UFRR, com a mesa redonda “A impunidade da violência contra os Povos Indígenas”, reunindo representantes de organizações indígenas e defensores de direitos humanos. Entre os convidados estão Dário Kopenawa Yanomami, da Associação Hutukara, Waihiri Hekurari Yanomami, da Associação Urihi, e Kelliane Wapichana, do Conselho Indígena de Roraima (CIR).

No período da tarde, às 14h, será realizada a mesa “Pinturas corporais como resistência dos Povos Indígenas”, com a participação de artistas indígenas que abordarão a pintura como forma de expressão ancestral e resistência cultural.

A partir das 18h, a programação cultural toma conta do parlatório da UFRR, com apresentação da Banda Kruviana e exposição de artesanato indígena. Será um espaço de valorização da arte e da memória viva dos povos originários, com pinturas corporais e produtos feitos à mão.

Às 19h, ainda no Auditório 2, ocorre o lançamento dos Cadernos de Conflitos da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e dos dados de violência contra os Povos Indígenas do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Publicações fundamentais para compreender o cenário de conflitos e violações que atingem comunidades indígenas em Roraima e em todo o Brasil.




Programação do dia 06

Na sexta-feira (6), as atividades seguem com programação voltada a públicos específicos. Das 8h30 às 12h, será realizada uma análise de conjuntura sobre os Conflitos de terra em Roraima. No período da tarde, das 14h às 18h, haverá uma oficina sobre autoproteção popular e institucional, com orientações práticas e reflexões sobre segurança coletiva.

A noite será marcada por apresentações culturais abertas ao público. Às 18h30, o grupo Afoxé Filhas e Filhos de Iemanjá trará seu canto ancestral ao parlatório da UFRR. E às 19h30, o artista Mike GuyBras encerra a noite com sua música envolvente e mensagem de resistência.


Realização e Apoio

A Caravana de Direitos Humanos é realizada por organizações comprometidas com a justiça social e os direitos dos povos originários: Comitê Xapiri, Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Pastoral Social Roraima, SMDH, CPT-RR, Levante Popular da Juventude e MISEREOR.

O evento se consolida como um importante espaço de escuta, articulação e valorização das culturas tradicionais, reafirmando o compromisso com a defesa da vida e da dignidade dos povos indígenas e demais comunidades vulnerabilizadas da região amazônica.

Nenhum comentário

D

DESTAQUES