💬

Page Nav

HIDE

Ultimas Noticias:

latest

Ouça

Video

Últimas notícias

View All

CULINÁRIA RORAIMENSE Governo distribui 500 porções de damurida em ação para valorizar cultura indígena do Estado

  Como parte da programação cultural do São João no Parque Anauá 2025, o Governo de Roraima, por meio da Sepi (Secretaria dos Povos Indígena...

 


Como parte da programação cultural do São João no Parque Anauá 2025, o Governo de Roraima, por meio da Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas), promoveu a distribuição gratuita de 500 porções de damurida, prato típico dos povos Macuxi, Taurepang e Wapichana. O arraial vai até domingo, 27, e conta com várias opções gastronômicas.

 

A preparação contou com 60 quilos de peixe tambaqui, além de pimenta, couve, cheiro-verde, farinha e beiju, mantendo a tradição e incorporando elementos mais recentes aos sabores originários da culinária indígena roraimense.

 

A ação teve como objetivo valorizar a cultura dos povos originários e oferecer ao público a oportunidade de vivenciar a riqueza gastronômica de Roraima. A iniciativa também envolveu diretamente servidores da Sepi, como a cozinheira Íris Conceição, que há dez anos integra a equipe da secretaria.

 

“Quando entrei na Sepi, eu já sabia preparar a damurida. É uma grande satisfação poder representar meu Estado, o governador e a secretaria. Me sinto muito feliz”, afirmou.

 

O governador Antonio Denarium participou da ação, provou o prato e também serviu o público presente. “A damurida ficou perfeita. Tá bem apimentada, mas atende todos os gostos”, disse.

 

Quem passou pelo estande da Sepi aprovou a experiência. A servidora pública Dayana Araújo foi uma das que fez questão de repetir a dose:“Eu experimentei no ano passado e fiz questão de experimentar de novo. Detalhe: o governador disse que o peixe é tambaqui.”

 

A secretária dos Povos Indígenas, Sîria Mota, ressaltou que a distribuição da damurida representa um gesto de respeito e promoção das tradições indígenas.

 

“Mais do que oferecer um prato típico, estamos reforçando o reconhecimento da identidade dos povos indígenas e promovendo o intercâmbio cultural com toda a população.”



 

O EVENTO

 

Realizado desde 1991, o São João no Parque Anauá é considerado o maior festejo junino do Norte do Brasil. Em 2025, o evento conta pela primeira vez com recursos federais, repassados pelo Ministério do Turismo.

 

A festa segue até domingo, 27, com previsão de público superior a 75 mil pessoas por noite. A programação está sendo transmitida também pelas páginas do Governo de Roraima no YouTube e no Facebook.

 

A edição deste ano promete ser a maior da história: são mais de 50 atrações locais e 10 atrações nacionais. Nas três primeiras noites, Israel & Rodolffo, George Henrique & Rodrigo, Manim Vaqueiro, Zé Vaqueiro e Thúlio Milionário animaram o público.

 

O arraial segue com Companhia do Calypso (26), e, no encerramento, Jonas Esticado, Guilherme & Benuto e Jefferson Moraes (27).

 

Outro destaque é o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, que reúne 28 agremiações dos grupos Especial, Acesso e Emergente. O Governo de Roraima destinou R$ 1,5 milhão em apoio direto às quadrilhas, com R$ 159 mil em premiações – um aumento de 59% em relação a 2024.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Débora Menezes

FOTOGRAFIA: Taira Guerreiro

Nenhum comentário

D

DESTAQUES