A Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social – Setrabes, realizou nesta semana o I Seminário O Fator Amazônico no Contexto da Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – Suas. O encontro reuniu trabalhadores, gestores, conselheiros e usuários do Suas para debater como as particularidades da Amazônia influenciam no fortalecimento das políticas de assistência social.
A iniciativa partiu da Coordenação de Gestão do Trabalho e Educação Permanente – CGTEP da Setrabes e, buscou discutir estratégias para garantir que o Suas cumpra seu papel de proteção social de forma efetiva e equitativa, respeitando a diversidade cultural, os costumes e as especificidades da população roraimense.
A Secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares, ressaltou que o Seminário reafirma o compromisso do Governo em oferecer um serviço social mais inclusivo e qualificado.
“Desenvolvemos programas e ações que visam integrar pessoas em situação de vulnerabilidade social, garantindo acesso a direitos e oportunidades. Acredito na Educação Permanente como ferramenta essencial para a qualificação dos profissionais que atuam na assistência social, onde são realizados seminários, workshops e cursos para aprimorar as práticas no Suas”, afirmou.
O Coordenador-Geral da Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Suas, Marcílio Marquesini, destacou que esta é a primeira vez que o “fator amazônico” é abordado na gestão do trabalho no Suas.
“Essa iniciativa surgiu de uma construção conjunta entre a Secretaria Nacional de Assistência Social e a Setrabes. O foco principal é identificar os desafios enfrentados pelos trabalhadores do Suas na região Norte para o exercício de suas funções, considerando o contexto do fator amazônico, abrangendo questões climáticas, de deslocamento e custos regionais, para superar tais obstáculos”, disse.

O segundo dia do evento, na quarta-feira, 13, foi marcado pela eleição da Mesa Diretora Permanente do Fórum Estadual dos Trabalhadores do Suas, instância de representação de profissionais da assistência social, que reúne trabalhadores com diferentes níveis de formação, do ensino fundamental ao superior, vinculados à rede socioassistencial pública e privada.

O Fórum funciona como espaço coletivo de organização política da categoria e de articulação com entidades e associações representativas.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Ágata Lima
FOTOGRAFIA: Stephane Queiroz
0 Comentários