Para ampliar o acesso da população roraimense aos atendimentos especializados no SUS (Sistema Único de Saúde), a Sesau (Secretaria de Saúde) realizou nesta quinta-feira, 16, uma oficina sobre o programa Agora Tem Especialistas.
O encontro reuniu técnicos do Ministério da Saúde, gestores estaduais e municipais, além de representantes das unidades de referência, para alinhar as próximas etapas de implantação do programa e fortalecer as ações regionais que visam reduzir o tempo de espera por consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade.
“Essa iniciativa traz modernização dos serviços, protocolos de atendimento e integração com a Atenção Primária, assegurando acompanhamento mais rápido e resolutivo aos pacientes. O impacto esperado é a redução do tempo de espera, ampliação da oferta de exames e o fortalecimento das redes de atenção materno-infantil, oncológica, cardiovascular e de saúde da mulher”, afirmou a coordenadora da CGAE (Coordenadora Geral da Atenção Especializada), Léa Maria Sversut.
A apoiadora do Ministério da Saúde, Simone Lopes, ressaltou que o Agora Tem Especialistas é um programa inovador e estratégico para os estados com grandes desafios geográficos e logísticos como Roraima.
“Um programa inovador onde se propõe várias estratégias de acesso principal, o objetivo do programa é justamente a redução de filas de espera e acesso oportuno a diagnóstico a especialistas. Dentro da Atenção Especializada buscamos justamente trazer mais para perto da população o acesso a esses diagnósticos. Trazemos vários componentes ambulatoriais de cirurgia e radioterapia de acesso à modalidade de carretas”, afirmou.
Programa reforça atendimento especializado em saúde indígena
Roraima possui uma das maiores proporções de população indígena do país, representando cerca de 15% dos habitantes, além de enfrentar fluxos migratórios intensos, o que reforça a importância da regionalização e descentralização dos atendimentos especializados.
Para quem atua diretamente com o público, como o enfermeiro Gracione da Silva, da Casa de Apoio à Saúde Yanomami, o programa representa uma mudança concreta na rotina de cuidado.
“Esse programa é de extrema importância para nós, porque ajuda a reduzir o tempo de espera no atendimento. Isso é fundamental, principalmente para os pacientes indígenas, já que permanecer na cidade é muito difícil para eles. A maioria tem toda a família nas comunidades e deseja retornar o quanto antes. Então, esse programa é importante tanto para agilizar a resolução dos casos quanto para nós, profissionais de saúde, que ficamos muito satisfeitos em ver um paciente iniciar e concluir o tratamento”, ressaltou.
“Para nós é de extrema importância esse programa porque ajuda a reduzir o tempo de espera no atendimento. Isso é fundamental, principalmente para os pacientes indígenas, já que permanecer na cidade é muito difícil para eles. A maioria tem toda a família nas comunidades e deseja retornar o quanto antes. Então, esse programa é importante tanto para agilizar a resolução dos casos quanto para nós, profissionais de saúde, que ficamos muito satisfeitos em ver um paciente que iniciou e concluiu o tratamento”, ressaltou.
Sobre o programa
O Programa “Agora Tem Especialistas” integra a estratégia nacional de fortalecimento do SUS, com ações voltadas à equidade, qualidade e eficiência no atendimento.
Em Roraima, a Sesau tem realizado a organização dos fluxos assistenciais, integração entre os níveis de atenção e melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau
Nossas Redes sociais:
Siguenos: https://www.instagram.com/radioestrelinha/
Nosso grupo https://chat.whatsapp.com/DFdZ358E661EqsimwnxexY
Nosso canal https://whatsapp.com/channel/0029VakaQZWL2AU4EP9gSN1s
Tik Tok https://www.tiktok.com/@estrelinhaestereo
Youtube https://www.youtube.com/@radioestrelinhaestereo6258
Grupo
Facebook https://www.facebook.com/groups/797514142416773
0 Comentários