O Sistema Faerr/Senar participou ativamente do 2º Encontro Técnico de Mulheres Rurais, realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR), em Rorainópolis. O evento, promovido pela Embrapa, em parceria com o Sistema Faerr/Senar, reuniu cerca de 400 mulheres entre agricultoras familiares, produtoras rurais, indígenas, pescadoras, extrativistas, autoridades e representantes de cooperativas e organizações sociais de diversas regiões do estado.
Durante dois dias de programação, o encontro foi marcado por palestras, oficinas e trocas de experiências que reforçaram o protagonismo e a força das mulheres no campo. Entre os destaques esteve a palestra “Mulher Rural Empreendedora: como valorizar e vender o que você produz”, idealizada pelo Sistema Faerr/Senar e ministrada por Amanda Eloi, fundadora do Ciclo de Empreendedor Universitário (CEU).
Para a palestrante Amanda Eloi, o evento foi um momento de aprendizado e troca. “Participar do evento foi um aprendizado. A gente vem para trazer mais conteúdo e informações, mas acaba aprendendo muito com essas mulheres, porque são diferentes culturas, diferentes possibilidades e oportunidades que elas encontram em um estado extremamente rico e produtivo. Foi uma experiência muito marcante que vou levar pela minha intensa caminhada pelo Brasil”.

Além da palestra, o Sistema Faerr/Senar realizou oficinas práticas voltadas ao aprimoramento de técnicas produtivas e à valorização do trabalho feminino no campo. Foram elas: Retirada de Espinha de Peixe, ministrada pelo instrutor Elisvan Moraes; Beneficiamento da Pimenta, conduzida pela instrutora Rannyonara Rodrigues; Liderança Feminina, Juventude e Sucessão Rural, com a campeã da 5ª edição do CNA Jovem, Eduarda Franco; Mulher Rural Empreendedora: como valorizar e vender o que você produz, oficina ministrada por Amanda Eloi, que aprofundou o conteúdo apresentado em sua palestra.
A superintendente do Senar Roraima, Amanda Lia, destacou a importância do evento para o fortalecimento da presença feminina no agronegócio estadual. “É com grande alegria e orgulho que o Sistema Faerr/Senar está aqui, juntamente com a Embrapa, para a realização do 2º Encontro Técnico de Mulheres Rurais. Esse encontro não é só técnico, é uma valorização da força feminina da mulher no campo. E também nós estamos aqui, a Federação da Agricultura e o Senar, para fazer o lançamento da Comissão Nacional das Mulheres do Agro e também da Comissão Jovem do Agro. Trouxemos muitas palestras, oficinas e conhecimento para agregar valor e mostrar a força que a mulher roraimense tem no agro”, ressaltou.
As oficinas do Sistema Faerr/Senar também deixaram marcas positivas entre as participantes. A produtora rural Carline Gomes, de Normandia, participou das oficinas de Retirada de Espinha de Peixe e Beneficiamento da Pimenta, ela compartilhou sua experiência.
“Foi bom, porque eu não sabia que retirava espinha de peixe. Foi a primeira vez que vi e aprendi, agora sei como fazer. Hoje estou participando da oficina de beneficiamento da pimenta, porque lá em casa estraga muita pimenta e eu queria aprender a manusear melhor e também consumir. Agora, com essa experiência que estou aprendendo aqui, vou fazer em casa e vender”, contou.
A agricultora, Marinez de Araújo, se surpreendeu positivamente com a oficina de Beneficiamento da Pimenta. “Eu cheguei aqui para aprender a plantar pimenta, mas quando vi o curso eu amei, me apaixonei. Aprendi a fazer molho de pimenta com manga e açai”, afirmou.
Texto e fotos: Fernanda Marins
Assessoria de Comunicação do Sistema Faerr/Senar
Nossas Redes sociais:
Siguenos: https://www.instagram.com/radioestrelinha/
Nosso grupo https://chat.whatsapp.com/DFdZ358E661EqsimwnxexY
Nosso canal https://whatsapp.com/channel/0029VakaQZWL2AU4EP9gSN1s
Tik Tok https://www.tiktok.com/@estrelinhaestereo
Youtube https://www.youtube.com/@radioestrelinhaestereo6258
Grupo
Facebook https://www.facebook.com/groups/797514142416773

0 Comentários