Jornais internacionais deram destaque ao rastro de destruição causado em Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais impactada pelo tornado. No PR, 6 pessoas morreram, centenas de casas foram destruídas e milhares foram desalojados. SC também registrou tornados e danos.
A passagem de um tornado pelo Paraná, que destruiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu e deixou mortos e desabrigados, repercutiu na imprensa internacional neste fim de semana. Os veículos internacionais disseram que o fenômeno natural causou uma "devastação sem precedentes" no sul do país.
O tornado atingiu o PR entre sexta-feira e sábado e deixou 6 mortos, mais de mil desalojados e centenas de imóveis destruídos. A cidade de Rio Bonito do Iguaçu foi destruída e outros 12 municípios da região também foram afetados. O estado de SC também foi atingido por três tornados na madrugada de sexta e causou danos.
A notícia repercutiu em veículos de imprensa ao redor do mundo, que descreveram o nível de destruição e a calamidade pública deixados pelo tornado. Veja como a seguir como veículos internacionais veicularam:
- New York Times: o jornal americano afirmou que "um tornado poderoso devastou o sul do Brasil" e deixou um rastro de destruição no PR.
- El País: já o jornal espanhol disse que um tornado sem precedentes "golpeou o sul do Brasil em plena cúpula climática".
- CBS: o site americano também chamou o tornado de poderoso e deu destaque aos relatos de moradores sobre a destruição causada.
- La Nación: o jornal argentino disse que o tornado "arrasou" a cidade de Rio Bonito do Iguaçu e deu destaque aos números da destruição na cidade de 14 mil habitantes.
- BBC: A rede britânica publicou um vídeo com imagens de drone que mostram a destruição em Rio Bonito do Iguaçu e chamou o tornado de "letal".
- RTP: o jornal português deu destaque à calamidade pública e à destruição causada pelo furacão em Rio Bonito do Iguaçu.
O jornal americano "The New York Times" afirmou que "um tornado poderoso devastou o sul do Brasil" e deixou um rastro de destruição no Paraná.
A reportagem afirmou que o PR foi atingido por ventos de até 250 km/h e o tornado foi acompanhado de um grande volume de chuva.
O jornal "El País", da Espanha, chamou o tornado de "sem precedentes" e disse que "golpeou" a cidade de Rio Bonito do Iguaçu em meio a um período em que as mudanças climáticas começam a mostrar seus efeitos.
"Brasil, uma terra onde chuvas torrenciais, inundações, secas e ondas de calor se tornam cada vez mais frequentes e intensas, sofreu na noite desta sexta-feira a passagem de um tornado extremamente forte que matou seis pessoas e deixou cerca de 750 feridas, incluindo nove em estado grave", afirmou a reportagem.
O veículo espanhol relacionou a calamidade com a COP30, cúpula climática que ocorre no Belém e reúne líderes de todo o mundo, e trouxe a fala do governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior, de que “nos últimos 30 ou 40 anos, não vimos um tornado com essa força”.
O site americano "CBS News" disse que "um tornado poderoso achatou uma cidade no Brasil", em referência à quantidade de casas destruídas pelo fenômeno natural em Rio Bonito do Iguaçu. Ao menos 80% da cidade ficou destruída, segundo autoridades locais.
O veículo também deu destaque aos relatos de moradores da cidade sobre a destruição causada pelo tornado, como a de Roselei Dalcandon, que falou com a agência de notícias AFP: “[O tornado] destruiu tudo. Destruiu a cidade, as casas, as escolas. O que será de nós?”
O jornal "La Nación", da Argentina, também deu destaque a Rio Bonito do Iguaçu. A cidade paranaense foi "arrasada" pelo tornado, afirmou o veículo na manchete de sua reportagem.
"Ao menos seis pessoas morreram e 750 ficaram feridas devido a um tornado que devastou uma pequena cidade no sul do Brasil, deixando um rastro de destruição sem precedentes na região. O tornado derrubou carros e destruiu casas inteiras em Rio Bonito do Iguaçu, uma cidade de 14 mil habitantes localizada no estado do Paraná", afirmou a reportagem.
O veículo disse ainda que o número de vítimas na cidade paranaense ainda pode aumentar.
BBC, Reino Unido
A rede britânica "BBC" publicou um vídeo com imagens de drone que mostram a destruição em Rio Bonito do Iguaçu e chamou o tornado de "letal".
A "BBC" trouxe uma fala do vice-comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Jonas Emmanuel Benghi Pinto, que comparou as cenas na cidade às de uma guerra.
RTP, Portugal
O jornal português "RTP" deu destaque à calamidade pública declarada pelo governador Ratinho Jr. ainda na noite de sábado por conta do furacão. A reportagem também falou da destruição e do caos causados pelo furacão em Rio Bonito do Iguaçu.
O "RTP" também disse que o furacão, que atingiu o PR com ventos de até 250 km/h, teve "dimensões inéditas". O veículo trouxe ainda que o governador anunciou o fim das operações de busca por vítimas e o início os trabalhos de reconstrução das casas destruídas.
fonte G1
Nossas Redes sociais:
Siguenos: https://www.instagram.com/radioestrelinha/
Nosso grupo https://chat.whatsapp.com/DFdZ358E661EqsimwnxexY
Nosso canal https://whatsapp.com/channel/0029VakaQZWL2AU4EP9gSN1s
Tik Tok https://www.tiktok.com/@estrelinhaestereo
Youtube https://www.youtube.com/@radioestrelinhaestereo6258
Grupo
Facebook https://www.facebook.com/groups/797514142416773

0 Comentários