Dirigentes de três dos maiores países do continente americano rejeitam ação violenta contra Venezuela e reiteram defesa do diálogo, da paz...
Dirigentes de três dos maiores países do continente americano rejeitam ação violenta contra Venezuela e reiteram defesa do diálogo, da paz e do direito internacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou no final da tarde desta quinta-feira (8/1), por telefone, com a presidenta do México Claudia Scheinbaun. O principal assunto entre os líderes dos maiores países da América Latina foi a situação da Venezuela. Antes, no mesmo dia, o tema foi também abordado pelo presidente brasileiro com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e como o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
Os dirigentes manifestaram preocupação com os ataques à soberania da Venezuela e rejeitaram a tentativa do governo dos Estados Unidos de impor uma divisão ultrapassada do mundo em zonas de influência. Todos concordam em empreender esforços na direção diálogo, do respeito ao multilateralismo, à Carta das Nações Unidas, ao direito internacional.
Lula convidou a presidenta Sheinbaum para realizar visita ao Brasil, em data a ser negociada entre as chancelarias dos dois países. Os dois líderes pretendem, ainda, estabelecer cooperação no combate à violência contra a mulher.
O primeiro-ministro canadense também recebeu e aceitou convite para uma visita de Estado, que deve ocorrer em abril. Na ocasião, os dois mandatários esperam aprofundar as relações bilaterais e o comércio entre os dois países. Os dois líderes defendem ainda avançar de forma acelerada na negociação de um acordo comercial entre o Mercosul e o Canadá.


ليست هناك تعليقات