A iniciativa articula ações de inclusão produtiva, fortalecimento da agricultura familiar, cooperativismo e desenvolvimento regional suste...
A iniciativa articula ações de inclusão produtiva, fortalecimento da agricultura familiar, cooperativismo e desenvolvimento regional sustentável
As Rotas de Integração Nacional, iniciativa estratégica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), foram apresentadas na Gulfood Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a maior e mais influente feira internacional de alimentos e bebidas do mundo. A participação brasileira no evento reforça o compromisso do Governo Federal em ampliar o acesso de pequenos e médios produtores aos mercados internacionais, diversificar as exportações e fortalecer a imagem do Brasil como fornecedor de alimentos de qualidade, produzidos de forma sustentável e socialmente inclusiva.
Realizada anualmente, a Gulfood reúne compradores, investidores, autoridades e operadores logísticos de diversos países, consolidando Dubai como um dos principais hubs globais do comércio de alimentos. A cidade ocupa posição estratégica ao conectar mercados da Ásia, África, Europa e Oriente Médio, além de exercer papel central nas cadeias globais de suprimento e no mercado de alimentos halal. Esse contexto torna o evento uma vitrine privilegiada para produtos brasileiros que buscam inserção em mercados exigentes e altamente competitivos.
Cooperativas de açaí, mel e fruticultura
A presença da Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR/MIDR) na feira teve como foco agregar valor aos produtos do Rotas de Integração Nacional e ampliar a competitividade dos territórios atendidos pela política pública. A missão contou com a participação do secretário Nacional da SDR, Daniel Fortunato, acompanhado por representantes de cooperativas de açaí, mel e fruticultura vinculadas às Rotas de Integração Nacional, fortalecendo a conexão direta entre os produtores dos territórios e os mercados internacionais. A iniciativa articula ações de inclusão produtiva, fortalecimento da agricultura familiar, cooperativismo e desenvolvimento regional sustentável, conectando esses ativos territoriais aos fluxos do comércio exterior e ampliando oportunidades para pequenos e médios produtores.
Segundo o secretário Daniel Fortunato, a participação na Gulfood vai além da promoção comercial. “Estar aqui não é apenas participar de uma feira. É posicionar o Brasil no centro das cadeias globais de valor, conectando territórios, agricultura familiar, cooperativismo e desenvolvimento regional aos mercados internacionais. Acreditamos que o desenvolvimento regional também se constrói com comércio exterior, inovação e inclusão produtiva”, afirmou.
Ainda de acordo com o secretário, a missão internacional tem como objetivo central ampliar o acesso de pequenos e médios produtores brasileiros a mercados externos, promover a diversificação das exportações e estimular parcerias comerciais e técnicas. “Queremos fortalecer a imagem do Brasil como um fornecedor confiável de alimentos de qualidade, produzidos de forma sustentável e, principalmente, socialmente inclusiva”, destacou.
A participação do MIDR na Gulfood reforça a integração entre políticas de desenvolvimento regional e a agenda internacional do país, contribuindo para inserir os territórios brasileiros de forma competitiva nas cadeias globais de valor, ao mesmo tempo em que promove geração de renda, inovação e redução das desigualdades regionais.



Nenhum comentário