anuncie

anuncie
Sígueme en YouTube Sígueme en Facebook Sígueme en Instagram Sígueme en WhatsApp  Sígueme en Twitter

"Cometa do Diabo" ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário



O "Cometa do Diabo", oficialmente conhecido como 12P/Pons-Brooks, está prestes a fazer uma aparição espetacular nos céus do Brasil e do Hemisfério Sul neste domingo, dia 21 de abril. Este cometa, que demora cerca de 71,3 anos para completar uma órbita ao redor do Sol, estará no ponto mais próximo do astro rei, tornando-se mais visível aos observadores terrestres.

Desde o dia 7 de abril, observadores têm acompanhado a passagem deste corpo celeste, especialmente na Região Nordeste do Brasil, onde os estados mais ao Norte terão a oportunidade de avistá-lo primeiro. No entanto, de acordo com o astrônomo do Observatório Nacional, Filipe Monteiro, o "Cometa do Diabo" não será visível a olho nu devido à intensidade do brilho, sendo necessário o uso de equipamentos como binóculos e telescópios. O melhor horário para a observação será entre 17h40 e 18h30.

"Os observadores devem dirigir o olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para avistar o cometa. Ele estará visível logo após o pôr do sol, inicialmente abaixo da Constelação de Touro e, a partir de maio, abaixo da Constelação de Órion, sempre entre 17h40 e 18h30. A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, pois o cometa estará muito baixo no céu, a uma altura de cerca de 15 graus", explica Monteiro.

No dia 2 de junho, o "Cometa do Diabo" estará muito próximo da Terra, mas a visibilidade não será tão boa quanto neste domingo.

Mas por que ele recebe o nome de "Cometa do Diabo"? O cometa, que é do tipo Halley, foi descoberto pela primeira vez em 1812 pelo francês Jean-Louis Pons e redescoberto de forma independente em 1883 pelo inglês William Robert Brooks. No entanto, o apelido "Cometa do Diabo" só surgiu em 20 de julho de 2023, após uma explosão que fez seu brilho aumentar consideravelmente e distorceu sua coma em forma de chifres.

Filipe Monteiro explica que o nome não tem relação com algo maligno, mas sim com o aspecto incomum que o cometa adquiriu após a explosão. O cometa também é comparado à nave Millennium Falcon, da franquia Star Wars, devido à sua aparência de "chifres".

Os astrônomos estão investigando as possíveis causas desse fenômeno, como a liberação desigual de gás e poeira ou efeitos de sombra na superfície do cometa. Cometas são objetos fascinantes compostos por gases congelados, rocha e poeira, que se tornam ativos quando se aproximam do Sol, formando uma nuvem ao seu redor chamada de coma.




Comentários

Entenda o que esta acontecendo no estado do Rio Grande do Sul.

Comunicación Asertiva y Efectiva: aprende a expresarte con claridad y respeto

Gerência Estratégica: Navegando Rumo ao Sucesso

anuncie

anuncie

Estiagem em Roraima

Mes Abril Azul

Divulga aqui

Publicidade de FUNDESE CURSOS POR CORREO