Trote solidário da Estácio incentiva doação de sangue no Hemocentro

 


Em Boa Vista, os alunos da instituição vão se dividir em dois dias de doações, na segunda e terça-feira

POR Alexsandra Sampaio


Com o objetivo de contribuir para elevar os índices de doadores no Brasil, a campanha de doação de sangue “Ação Solidária 2025.2”, o Instituto Yduqs com as instituições de ensino superior, Estácio, Wyden e Ibmec, estão mobilizando estudantes em todo o país, numa ação em colaboração com a Hemocione, ONG de jovens determinados em promover o hábito da doação de sangue no Brasil. Os alunos do Centro Universitário Estácio da Amazônia farão suas doações para a campanha, nesta segunda e terça-feira (22 e 23/09), no Hemocentro de Roraima.

A pró-reitora de Extensão da Estácio, Fabiana Rilkis, explica que o estímulo aos universitários vai além da doação em si. Segundo ela, ao se mobilizarem para doação de sangue, os jovens assumem um compromisso de cidadania que ultrapassa os muros da universidade. “Queremos despertar, desde o começo da trajetória acadêmica, uma consciência voltada para o coletivo. Cada doação de sangue é um ato que salva vidas, e nossa proposta é conectar a energia da juventude com a solidariedade e o compromisso com a saúde pública”, completa. Além do impacto humano, os estudantes que participarem receberão 40 horas de Atividade Acadêmica Complementar (AAC) como reconhecimento pela iniciativa. 

Por que doar sangue?

Cada bolsa pode salvar várias vidas: o sangue é separado em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, atendendo diferentes pacientes e usos clínicos. Ele é estratégico em cirurgias, emergências, tratamentos oncológicos, doenças crônicas e não possui substituto: sua indisponibilidade coloca vidas em risco. 

De acordo com o Ministério da Saúde, dentre os critérios exigidos para doação no Brasil está a faixa etária entre 16 e 69 anos, sendo que abaixo de 18 precisa ter autorização e os idosos só podem doar se já tiverem feito alguma doação antes dos 60 anos. Além disso, o peso mínimo do doador precisa ser acima de 50kg.

Outros cuidados incluem ter dormido pelo menos 6 horas e não estar em jejum (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores e aguardar 2 horas após o almoço). Por fim, é necessário que o doador faça um Intervalo entre as doações: homens até 4 vezes ao ano (60 dias de intervalo) e mulheres até 3 vezes (90 dias de intervalo). 

Doação de Sangue no Brasil

Segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde, entre 2023 e 2024 houve um incremento de 1,9% nas doações de sangue. No acumulado de janeiro a maio de 2025, já foram registradas 831.518 doações, enquanto as transfusões cresceram 2,9%. Apesar de estar dentro da faixa recomendada pela OMS — que situa o ideal entre 1% e 3% da população como doadora — apenas cerca de 1,6% da população brasileira doou sangue em 2023. Em algumas estimativas, o índice real chega a 1,8%, ainda aquém dos 3% a 5% considerados desejáveis. 

Com aproximadamente 2,4% da população paranaense doando sangue regularmente – um percentual superior à média nacional de 1,8% – o Paraná segue como referência no fortalecimento da cultura da doação. Durante todo este ano já foram registrados 124.555 atendimentos nas 23 unidades do Hemepar, que respondem atualmente por 95,6% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. 

Em 2024, o estado registrou mais de 200 mil bolsas de sangue coletadas, um aumento de 3,5% em relação ao ano anterior. Em 2025, até o mês de maio, já foram arrecadadas 71 mil bolsas. 

Além disso, o estado tem cerca de 240 mil doadores cadastrados, o que equivale a aproximadamente 2,1% da população, índice superior à média nacional (entre 1% e 1,8%) e dentro da faixa recomendada pela Organização Mundial da Saúde (1% a 3%) . 

Desafios

Apesar dos avanços, a doação de sangue no Brasil ainda enfrenta obstáculos como a desinformação ainda existe, pois muitas pessoas não recebem informações claras sobre o processo. Outro ponto é quanto à falta de valorização, no sentido de que a ausência de reconhecimento desestimula doadores regulares. As questões sazonais também afetam negativamente os estoques, a exemplo de datas festivas e períodos de férias.

SERVIÇO

Trote solidário Wyden de doação de sangue

Campanha: “Ação Solidária 2025.2 – Hemocione” 

Data: 22 e 23 de setembro 

Local: Hemocentro - Av brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, Aeroporto



Siguenos: https://www.instagram.com/radioestrelinha/

Nosso grupo https://chat.whatsapp.com/DFdZ358E661EqsimwnxexY

Nosso canal https://whatsapp.com/channel/0029VakaQZWL2AU4EP9gSN1s

0 Comentários

EN DIRETO PRESIDENTE BRASILEIRO ABRE A 80ª ASSEMBLEIA DA ONU - AO VIVO