Ataque da Rússia deixa quase 30 mil pessoas sem energia elétrica na Ucrânia

 



Ofensiva com bombas guiadas atingiu Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana, e também danificou um hospital

As forças russas atacaram Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, com bombas guiadas na segunda-feira (13), danificando um hospital e deixando 30 mil clientes sem energia em três distritos, informaram autoridades locais.

O governador regional Oleh Syniehubov, em um comunicado no aplicativo de mensagens Telegram, afirmou que as forças russas usaram bombas guiadas para atacar os distritos de Nemyshlianskyi e Slobidskyi no sudeste da cidade e o distrito de Shevchenkivskyi ao norte.

O prefeito Ihor Terekhov, entrevistado pela televisão local, disse que as três bombas danificaram um hospital e atingiram linhas de transmissão de energia. Quase 30 mil clientes foram afetados pelos cortes de energia.

Ele afirmou que quatro pessoas ficaram feridas, a maioria por estilhaços de vidro, e alguns pacientes foram transferidos para diferentes enfermarias.

“Os ataques geralmente são contra alvos de energia — geração, transmissão e rede elétrica. O objetivo é interromper o funcionamento da rede de transmissão.”

Nas últimas semanas, as forças russas concentraram seus ataques em alvos associados à rede elétrica e à indústria de gás da Ucrânia, com a aproximação do inverno na guerra que já dura mais de três anos e meio.

Um ataque em massa a Kiev e outros centros na semana passada deixou mais de um milhão de residências e empresas temporariamente sem energia elétrica em todo o país. O abastecimento de água também foi interrompido.

Na cidade de Kostiantynivka, na região leste de Donetsk, um dos principais alvos do lento avanço russo pela região, um ataque de drone russo matou duas pessoas em seu carro na segunda-feira (13), disse o chefe da administração militar da cidade.

O Ministério da Defesa da Rússia informou na segunda-feira que suas forças capturaram duas novas vilas em sua investida pelo leste da Ucrânia — uma na região de Donetsk e a outra perto de Kupiansk, no nordeste, uma cidade amplamente destruída e sob ataque há meses.

Mas o primeiro corpo da Guarda Nacional da Ucrânia afirmou ter repelido uma nova tentativa das forças russas de avançar perto da cidade de Dobropillia, na região de Donetsk.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e outras autoridades relataram sucessos militares em Dobropillia, perto do importante centro logístico de Pokrovsk.


Nossas Redes sociais:

Siguenos: https://www.instagram.com/radioestrelinha/

Nosso grupo https://chat.whatsapp.com/DFdZ358E661EqsimwnxexY 

Nosso canal https://whatsapp.com/channel/0029VakaQZWL2AU4EP9gSN1s

Tik Tok  https://www.tiktok.com/@estrelinhaestereo

Youtube https://www.youtube.com/@radioestrelinhaestereo6258

Grupo Facebook https://www.facebook.com/groups/797514142416773



0 Comentários