Profissionais têm até 28/11 para homologar participação e iniciar as atividades. Programa do Governo do Brasil provê mais médicos para aumentar capacidade de atendimento do SUS e reduzir tempo de espera
Dois meses após a chegada dos primeiros 322 novos médicos do programa Agora Tem Especialistas, que já estão atendendo os pacientes do SUS em 156 municípios brasileiros de todas as regiões do país, o Ministério da Saúde anuncia a seleção de mais 374 profissionais.
A confirmação do profissional exige o preenchimento dos dados bancários no site e a ida ao local em que irá trabalhar, com a documentação prevista em edital (termo de adesão, diploma, CRM, RQE, certidões criminais e eleitoral). Além disso, o gestor deve conferir toda a documentação e homologar o candidato no sistema SGP. Veja ao fim da matéria um passo a passo de como o gestor deve fazer a homologação.
A formação e o provimento de mais profissionais especialistas na rede pública de saúde integram uma série de ações do programa Agora Tem Especialistas para reduzir o tempo de espera no SUS por consultas, exames e cirurgias. Ao selecionar mais médicos especializado, o programa do governo federal amplia a capacidade de atendimento da rede pública de saúde.
Atualização profissional dos médicos do SUS
Cada curso terá duração de 12 meses e abordará temas estratégicos para o SUS, como diagnóstico, tratamento e procedimentos, incluindo cirurgias oncológicas e minimamente invasivas, endoscopia e colonoscopia, ecocardiografia, radioterapia, oncologia clínica, ultrassonografia mamária, anestesiologia perioperatória, colposcopia e doenças do trato genital inferior, com foco em capacitar médicos para ampliar a resolutividade e o acesso à atenção especializada no país.
Passo a passo da homologação pelo gestor do município
Com documentação comprobatória da qualificação, o médico especialista deverá se apresentar na unidade de saúde do SUS onde vai atuar. Em seguida, o gestor do município também deverá fazer a homologação desse profissional no SGP. Confira o passo a passo:
2. Selecionar a opção “Gestor Municipal” e, em seguida, clicar em “Carregar Perfil”. - Observação: mesmo que o cadastro seja estadual, o sistema exibirá a informação como gestor municipal
3. Clicar na bandeira do “Mais Médicos Especialista”.
4. Na tela “Resumo da Adesão”, selecionar “Profissionais” e, em seguida, “Homologação”.
5. Selecionar o símbolo correspondente ao nome do(a) profissional a ser homologado(a). - Será exibida a lista com todos os profissionais cadastrados, indicando a situação (homologado, pendente ou não iniciado).
6. Inserir, obrigatoriamente, UF, CRM e RQE do(a) profissional e validar as informações.
7. Responder à pergunta: “O(A) profissional iniciou ou iniciará as atividades no município?”- Selecionar “Sim”.
- Observação: caso a resposta seja “Não”, o profissional não será homologado no sistema.
8. Fechar o pop-up de informação sobre a data de início das atividades.
9. Informar a data de início das atividades, selecionar os documentos pessoais obrigatórios e indicar o CNES da unidade do profissional. Em seguida, clicar em “Homologar”.
Por Anna Elisa Iung/Ministério da Saúde
Nossas Redes sociais:
Siguenos: https://www.instagram.com/radioestrelinha/
Nosso grupo https://chat.whatsapp.com/DFdZ358E661EqsimwnxexY
Nosso canal https://whatsapp.com/channel/0029VakaQZWL2AU4EP9gSN1s
Tik Tok https://www.tiktok.com/@estrelinhaestereo
Youtube https://www.youtube.com/@radioestrelinhaestereo6258
Grupo
Facebook https://www.facebook.com/groups/797514142416773

0 Comentários