Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e torná-lo réu por crime de coação no curso do processo.
Denúncia e acusações
A acusação afirma que Eduardo Bolsonaro, que reside nos Estados Unidos, atuou para pressionar o Judiciário brasileiro e interferir no julgamento de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo a PGR, ele articulou junto ao governo norte-americano sanções contra autoridades brasileiras, ajudando a criar um “ambiente institucional de intimidação”.
Entre as medidas citadas no voto do ministro relator Alexandre de Moraes estão: tarifas sobre exportações brasileiras, suspensão de vistos e aplicação da chamada Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras.
Votação no STF
Moraes votou a favor de receber a denúncia, destacando que há provas de “materialidade e indícios razoáveis e suficientes” das condutas atribuídas a Eduardo.
Os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e a ministra Cármen Lúcia acompanharam o relator, completando a unanimidade para aceitar a denúncia.
A votação está aberta até 25 de novembro, quando os ministros ainda podem mudar seus votos, pedir vistas ou encaminhar o caso para o plenário físico.
Próximos passos do processo
Com a aceitação da denúncia, será aberta uma ação penal formal contra Eduardo Bolsonaro.
Na fase de instrução, ele terá oportunidade de indicar testemunhas, apresentar provas, pedir diligências específicas e se defender.
Defesa de Eduardo Bolsonaro
Em suas redes sociais, Eduardo Bolsonaro criticou a decisão e chamou o voto de Moraes de “caça às bruxas”.
A defesa do deputado está sendo feita pela Defensoria Pública da União (DPU).
Nossas Redes sociais:
Siguenos: https://www.instagram.com/radioestrelinha/
Nosso grupo https://chat.whatsapp.com/DFdZ358E661EqsimwnxexY
Nosso canal https://whatsapp.com/channel/0029VakaQZWL2AU4EP9gSN1s
Tik Tok https://www.tiktok.com/@estrelinhaestereo
Youtube https://www.youtube.com/@radioestrelinhaestereo6258
Grupo
Facebook https://www.facebook.com/groups/797514142416773
0 Comentários