Projeto itinerante do Ministério das Comunicações abre vagas para formação que será realizada no Compaz Dom Helder A Carreta Digital, proj...
Projeto itinerante do Ministério das Comunicações abre vagas para formação que será realizada no Compaz Dom Helder
A Carreta Digital, projeto itinerante de capacitação do Ministério das Comunicações, abre inscrições para novos cursos gratuitos de tecnologia em Recife (PE). A iniciativa promove a formação tecnológica de jovens em situação de vulnerabilidade social.
As matrículas podem ser feitas diretamente na secretaria do Compaz Dom Helder, na capital pernambucana, onde a carreta dará início à capacitação a partir do dia 23 de fevereiro. No local, serão ofertados os cursos de Manutenção de Celulares e Montagem e Manutenção de Computadores (PC Gamer). Ao todo, serão disponibilizadas 140 vagas, distribuídas em quatro turmas de 35 alunos.
O programa proporciona conhecimento e capacitação tecnológica profissional a milhares de estudantes do país. Estamos levando dignidade, ampliando horizontes e reduzindo desigualdades ao preparar esses jovens para empregos qualificados no futuro e para uma inserção efetiva no mundo digital”, destaca o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho
O projeto conta com um ambiente imersivo de aprendizagem, conhecido como Espaço Maker, equipado com recursos e materiais de alta tecnologia. Nesse espaço, os alunos têm contato direto com atividades práticas, que estimulam a experimentação, o desenvolvimento de habilidades técnicas e a autonomia no aprendizado. Ao final dos cursos, os participantes recebem certificação e saem preparados para atuar em áreas estratégicas do setor digital.
No Recife, o público prioritário do programa são instituições sociais vinculadas à Prefeitura. Desde dezembro, quando chegou à capital, o projeto já formou 242 estudantes em áreas ligadas às novas tecnologias. Fruto de parceria com a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), a Carreta Digital permanecerá por seis meses em Recife e, posteriormente, seguirá para outros municípios.
Em pouco mais de um ano de execução, a Carreta Digital já formou 10.876 alunos nos estados do Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal e Pernambuco, consolidando-se como uma importante política pública de inclusão digital, qualificação profissional e transformação social.

Nenhum comentário