Page Nav

HIDE

Ultimas Noticias:

latest

Ouça

🔴 Rádio Estrelinha • ON AIR

🇻🇪🚨 | VISTA AÉREA: ASSIM ESTÁ LA GUAIRA APÓS OS TERREMOTOS DE 24 DE JUNHO

Últimas notícias

View All

DIA DA INFÂNCIA Alimentação infantil deve ter diversidade, afirma nutricionista

 Por  Alexsandra Sampaio Em alusão ao Dia da Infância, comemorado neste sábado (24), o curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio da ...


 Por Alexsandra Sampaio


Em alusão ao Dia da Infância, comemorado neste sábado (24), o curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio da Amazônia destaca a importância de uma alimentação adequada para o crescimento saudável das crianças. A nutrição correta na infância é essencial para o desenvolvimento físico e mental das crianças, sendo um dos pilares para uma vida sem preocupações com doenças.


De acordo com o nutricionista Klauberth da Silva Reis, coordenador do curso de Nutrição da Estácio, a chave para garantir esse crescimento está na diversidade alimentar e na hidratação correta. “Falar de alimentação para o público infantil é desafiador porque, além de estarem em fase de formação de personalidade e comportamento, os hábitos alimentares também estão sendo moldados nessa etapa”, explica Reis.


Segundo ele, a alimentação das crianças deve ser diversificada, incluindo frutas, verduras, legumes, boas fontes de proteínas, carboidratos e lipídios. “Esses grupos alimentares são fundamentais para oferecer todos os nutrientes que a criança precisa para se desenvolver adequadamente”, acrescenta.


O nutricionista também destaca a importância da hidratação, especialmente em regiões de clima quente como Roraima. “Quando me refiro a esse ponto, estou falando de água. A água deve ser a principal fonte de hidratação das crianças, evitando-se o consumo excessivo de refrigerantes e sucos”, orienta Reis.


Outro ponto abordado pelo professor é a influência dos hábitos alimentares dos adultos na dieta das crianças. “A criança tende a imitar o comportamento alimentar dos pais ou responsáveis. Por isso, é fundamental que os adultos sirvam de exemplo, consumindo os alimentos que desejam que seus filhos também comam”, ressalta.


Ele também alerta sobre o perigo de usar alimentos como recompensa, o que pode levar a problemas psicológicos e ao desenvolvimento de compulsão alimentar ou obesidade. “Nunca devemos forçar a criança a comer ou utilizar a comida como forma de punição ou recompensa”, aconselha.


Por fim, o professor enfatiza que a alimentação infantil deve ser conduzida com equilíbrio e paciência, respeitando o apetite das crianças e evitando práticas que possam gerar uma relação negativa com a comida.


ALIMENTOS

Para dar como exemplos, o leite e seus derivados, como iogurte e queijos, são as principais fontes de cálcio, essenciais para o fortalecimento dos ossos e dentes. Carnes magras, peixes e ovos fornecem proteínas de alta qualidade e ferro, nutrientes importantes para o crescimento muscular e para a prevenção de anemias.


Já as frutas e vegetais são fonte de vitaminas e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e promovem a saúde da pele e dos olhos. Além disso, os grãos integrais e leguminosas, como feijão, lentilha e ervilha, devem estar presentes nas refeições diárias, pois contém fibras e energia, essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo.

D

DESTAQUES